SALÃO DA PRIMAVERA - Jornalista Luciano Jr é um dos vencedores da tradicional exposição de Resende
04/12/2021 22:09 em Últimas notícias

Foto: Acervo pessoal

 

"Um hobby que sem querer vem dando certo" . Assim define as aquarelas que faz, desde 2015, o jornalista com passagens pela Band, RedeTV, Record e SBT, hoje diretor geral da Rádio e TV Penedo, radialista da 93.9 de Resende e colaborador do SBT para reportagens da região sul-fluminense.

Segundo Luciano, as viagens que fez pelo mundo durante o período de correspondente internacional na França, lhe renderam boas fotos dos locais visitados que viraram aquarelas.

"Minhas pinturas são um combinado de tecnologia com arte que tem como base clicks importantes registrados em minhas viagens. Na verdade o mais interessante é a história que as obras tem para "contar" . Faço uma releitura da fotografia e a transporto para a tela respeitando suas nuances e cores." conta Luciano.

Apesar de ser um hobby nas poucas horas vagas que lhe sobram, não é a primeira vez que o jornalista participa de uma exposição.

A primeira aconteceu em um Castelo de Hénnonvile, na França, em novembro de 2019, onde fez uma mostra com 20 obras.

Luciano estava com uma outra exposição programada para Paris, no início de 2020, porém cancelou o evento por ter decidido voltar ao Brasil.

 

 

 

 

 

5ème Salon des Expressions Artistiques - Hénonville - Foto: Acervo Pessoal

A obra premiada, que estará na 49a Edição do Salão da Primavera de Resende chama "Adiós Comandante" e faz parte de uma série especial sobre a morte de Fidel Castro (2016) evento que o jornalista cobriu. A aquarela mostra a reação de populares em uma praça de Santiago de Cuba, no momento em que o caixão do comandante cubano passa pelo local.

 

"Adiós Comandante" - Obra premiada no 49o Salão da Primavera de Resende

 

A obra , vencedora da categoria foto sobre tela, foi comprada do artista e passa a fazer parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Resende.

 

49º Salão da Primavera

Será aberta no próximo dia 13, a 48ª edição do Salão da Primavera, tradicional evento promovido pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. O evento começa às 19h, no Museu de Arte Moderna de Resende, e acontece um ano após a sua não realização, em 2020. Com o avanço da vacinação em Resende, a direção do MAM optou por um salão restrito aos municípios da Região das Agulhas Negras, que englobam Resende, Quatis, Itatiaia e Porto Real.

Ao todo, 48 artistas participaram da seleção, totalizando 108 obras avaliadas pelo juri. Deste montante, 55 foram selecionadas para compor a exposição que poderá ser visitada entre 14 de dezembro a 21 de janeiro, sempre de terça a sexta, das 11h às 17h. A entrada é gratuita. O juri, formado por Sônia Siqueira, Sérgio Ornellas e Guga Murray outorgou oito prêmios em dinheiro, cujas obras passam a fazer parte do acervo do museu; e oito menções honrosas.

Luciano Jr. , Gisele da Costa Alemão Ferreira e Franciele Siqueira Monteiro receberão o prêmio instituído pela Casa da Cultura Macedo Miranda. O prêmio Altamiro Pimenta, oferecido pela Prefeitura Municipal de Resende, será entregue para os artistas Antônio Augusto Leão Chagas e José Nery Figorelli. O prêmio da Câmara Municipal de Resende, que recebe o nome do Engenheiro Eitel César Fernandes, será entregue para Talita Herculano de Abreu Teixeira, Christian de Freitas Meyn e Érika Alcântara de Almeida.

As menções honrosas serão entregues para Samuel Costa, Lu Gastão, Bernardo Rodrigues, Zé Carlos de Andrade, Jenny Faulstich, Gelson Mallorca, André Aaltonen e Rafael Fioratto. Além dos nomes já citados, também farão parte do 48o Salão da Primavera os seguintes artistas: Carlos Menandro, Vinícius Sarraff, Márcia Alves, Luiz Lindão, Marie Oppliger, Tatiana Ratinetz, Maurício Rosa, Joseph Figorelli, Cláudia Chusquea, Valéria Nogueira, Juliana Mello, Angélica Kalimba, Rhuan Rodrigues, Rafael Trevisani e Aline Pachamama.

Para o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, o formato adotado este ano para o Salão da Primavera não é definitivo. ‘Em 2022 pretendemos voltar com as inscrições de todo o Brasil, mas a experiência desta edição poderá ser repetida e se transformar num evento regional dentro do calendário anual do MAM’, revela o presidente.

A noite de abertura Salão da Primavera terá as apresentações dos alunos do curso de Danças Urbanas, ministrado pelo professor Cléverson Mariano; grupo de dança moderna da ONG Dança e Magia e show com a cantora e compositora Yasmin Silveira.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!